Ictus - Periódico do PPGMUS/UFBA, Vol. 12, No 2 (2011)

Formação do educador musical sob a ótica dos alunos do curso de Licenciatura Plena em Música no município de Santarém – PA.

Nathalya Carvalho Avelino

Resumo


A presente pesquisa teve o objetivo de investigar a formação do educador musical sob a ótica dos alunos de licenciatura em música. Na revisão de literatura apresento um breve histórico sobre a formação do educador musical no Brasil, além de discorrer sobre a formação do educador musical, a importância do curso de licenciatura em música em Santarém-PA e sobre a relevância da ótica dos licenciandos. O método utilizado foi o survey de desenho interseccional. Através dele foram selecionados vinte e dois licenciandos de música de Santarém-PA, que participaram da pesquisa. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada. Os resultados deste trabalho mostraram que os licenciandos vêem sua formação de forma tradicional e que os espaços de atuação dos licenciandos estão mais focados no contexto não-escolar. A maioria dos entrevistados atua ou já atuou fora do ambiente escolar e que através dessa atuação adquirem conhecimentos que complementam sua formação.

Texto Completo: PDF